Dilma Rousseff tomou posse neste sábado (1º) como presidente da República e se tornou a primeira mulher a chegar ao cargo mais alto do país. Em Brasília, capital federal, 30 mil pessoas acompanharam a cerimônia e assistiram a nova presidente do país receber a faixa presidencial do seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva.
Em seu primeiro discurso como presidente do Brasil, Dilma enalteceu a conquista de uma mulher ao assumir o cargo. No plenário do Congresso, por cerca de 40 minutos, ela prometeu honrar as mulheres e se emocionou ao dizer que a partir daquele momento seria a “presidenta de todos os brasileiros”.
- Hoje será a primeira vez que a faixa presidencial cindirá sobre o ombro de uma mulher.
Dilma agradeceu o agora ex-presidente ressaltando o legado deixado por ele. Segundo a nova presidente, ela terá a missão de consolidar as conquistas do governo anterior.
- Vivemos um dos melhores momentos da vida nacional, milhares de empregos estão sendo criados, nossa faixa de crescimento mais que dobrou, superamos a nossa divida externa, resgatando milhões de brasileiros da tragédia da miséria. [...] Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimento na mesa. Não vou descansar enquanto houver pessoas vivendo nas ruas.
E eu espero que ela realmente olhe com carinho a questão da fome, da miséria, reaver os critérios do bolsa familia, e principalmente a SAÚDE PÚBLICA e a EDUCAÇÃO.
No momento eu não estou precisando SUS, mas já precisei e sei o que é esperar por uma consulta, depois pelo agendamento do exame e uma eternidade se precisar de cirurgia.
E a Educação? Fala sério! O relatório da UNESCO apresenta progressos e desafios. Entre outros dados, o Brasil tem uma taxa de conclusão da educação primária e secundária superior à média dos países da América Latina e do Caribe. No entanto, a elevada taxa de repetência do país na primeira série da educação primária e outros números referentes ao progresso na aprendizagem, mostram que o desafio continua pendente na qualidade da educação.
E mais e mais desafios esperam a nossa Presidenta.
Presidenta e agora?