Bem-vindos!!!

welcome
bienvenu
bienvenido
bene accetto

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Escândalo de pedofilia leva 1ª bispa luterana a renunciar na Alemanha


Publicidade
DA FRANCE PRESSE, EM HAMBURGO

A alemã Maria Jepsen, 65, a primeira bispa luterana do mundo, eleita em 1992, anunciou nesta sexta-feira sua renúncia em meio ao escândalo de pedofilia que abala diversas Igrejas.

A arcebispa de Hamburgo (norte) era criticada pela lentidão e brandura com que reagiu diante das acusações de abusos sexuais contra jovens de ambos os sexos e das quais seria culpado um pastor de Ahrensburg (Schleswig-Holstein, norte).

"Minha credibilidade está colocada em dúvida", declarou Jepsen em uma entrevista coletiva convocada em Hamburgo.

"Portanto, não estou em condições de propagar a Boa Palavra, como me comprometi diante de Deus e ante a paróquia, durante minha ordenação e nomeação como bispa", acrescentou.

A imprensa alemã afirmou nesta quinta-feira que, desde o final de 1999, Jepsen sabia das acusações contra o pastor, apesar de ter dito que só havia se inteirado da situação em 2010.

A Alemanha enfrenta uma onda de revelações e acusações relacionadas com atos de pedofilia ou maus-tratos de crianças, especialmente dentro da Igreja Católica, mas também da protestante e em estabelecimentos laicos.

Depois da revelação dos escândalos, o governo alemão convocou, em abril passado, uma mesa redonda de onde sairão propostas para melhorar a luta contra os abusos sexuais de crianças entre os membros da Igreja e nas escolas.

Trata-se de um segundo duro golpe em meses para a Igreja protestante alemã, que conta com 25 milhões de luteranos e calvinistas, depois da renúncia, em fevereiro, da bispa Margot Kässmann, por dirigir em estado de embriaguez.

2 comentários:

BLOG PONTO DE VISTA disse...

A PAZ...

achei seu blog com muito contúdo bom
já estou seguindo!!!!
Parabéns!
JB
www.jotabepontodevista.blogspot.com

Miriam Pedroso disse...

Obrigada pela visita em meu blog. O seu também é uma benção! Abraço!